Grande Sertão: Veredas
Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas são as sendas perdidas de Heidegger, agora com mais profundidade e relevância. A sabedoria infinita do povo brasileiro, frases de moradores de nosso sertão e veredas são sabedorias taoístas mineiras, vislumbres da mais profunda fenomenologia escritos em um novo português. Noel Rosa já dizia: Tudo aquilo que o malandro pronuncia é brasileiro, já passou de português.

Guimarães Rosa nos mostra a profunda metafísica e sabedoria profunda do chamado povo iletrado do Brasil, elevando-o às dimensões mais esplêndidas da sabedoria filosófica mundial. Poesia e emoção e também citações da proximidade total desta sabedoria do sertão e das veredas com a meditação da simultaneidade pré-fenomenológica de Meister Eckhart, e de Jakob Böhme, que diz: "o que está dentro do círculo, também está fora do círculo." A famosa simultaneidade já faz parte há muito tempo dos habitantes dos nossos sertões.

Além disso, Guimarães Rosa e sua esposa arriscaram várias vezes as suas vidas na época em que trabalhavam no Consulado de Hamburgo, na Alemanha Nazista, salvando centenas de judeus que iriam para o Campo de Concentração, contrabandeando-os para o Brasil dos Grandes Sertões e Veredas.

Share